Em 06 de dezembro de 2018, após uma violenta ação da PolÃcia Militar do Paraná, um incêndio criminoso deixou a Comunidade 29 de Março em cinzas. Localizada na maior área de ocupações urbanas em Curitiba, várias organizações e coletivos se reuniram na tentativa de minimizar os efeitos das perdas sofridas pelas famÃlias e produzir propostas de reconstrução. A rede de solidariedade construÃda em torno da comunidade fortaleceu e ampliou as relações entre professores e estudantes da UFPR e movimentos sociais, comunidades e instituições públicas (Ministério Público, Defensorias, Tribunal de Justiça e Governo Estadual). O Plano UrbanÃstico Emergencial de Reconstrução da Comunidade 29 de Março (PLUE 29 de Março), elaborado em apenas 10 dias por estudantes e professores da UFPR e UTFPR com apoio de voluntários de Coletivos e Organizações Não Governamentais, se constituiu como importante referência das possibilidades de atuação da Universidade, a partir do compromisso com as demandas sociais.
O trabalho desenvolvido e a efetividade das contribuições apresentadas para promoção e garantia dos direitos da comunidade atingida dispararam novas demandas de movimentos urbanos e rurais, instituições públicas e organizações sociais. Assim inicia a formação do coletivo de extensão PLANTEAR – Planejamento Territorial e Assessoria Popular, que articula grupos de pesquisa e de extensão da Universidade Federal do Paraná, a partir das demandas concretas e diversas das comunidades, com o intuito de colocar a universidade em movimento.
Integram o PLANTEAR, o CEPPUR (Centro de Estudos em Planejamento e PolÃticas Urbanas), o ENCONTTRA (Coletivo de Estudos sobre Conflitos pelo Território e pela Terra), o Coletivo Caracol (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFPR) e o MAJUP Isabel da Silva (Movimento de Assessoria JurÃdica Universitária Popular da UFPR). Outros grupos da UFPR (Geologia, Geomática, Hidráulica e Saneamento, Construção Civil, Psicologia e Direito), da UTFPR (Arquitetura e Urbanismo) e da UEPG (Agronomia) contribuÃram e contribuem com questões mais especÃficas em cada uma das situações de planejamento, de conflito ou de planejamento em situações de conflito.
A coordenação dos trabalhos é realizada por cinco professores do Planejamento Urbano, Engenharia, Geografia, Direito e Arquitetura e Urbanismo: José Ricardo Vargas de Faria, Marcelo Caetano Andreoli, Daniele Regina Pontes, Jorge Ramón Montenegro Gómez e Ricardo Prestes Pazello. Também compõem o PLANTEAR, participando ativamente das ações, mais de uma dezena de professores e trinta estudantes de graduação e pós-graduação em Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Direito, Planejamento Urbano, Geologia, Engenharia Cartográfica, Engenharia Ambiental, Ciências Geodésicas, PolÃticas Públicas, Psicologia e Sociologia.